Gravado na Rádio Ruy Barbosa FM


 “Espaço Aberto para a Educação”
Margarida Jansen
Boa tarde ouvintes da RB FM, obrigada pelo carinho e apoio, dedico este Programa Espaço Aberto para a Educação, a todos os Diretores das Escolas Municipais, Estaduais e Particulares.

E o Programa de hoje, busca refletir a formação e atuação docente, a partir de uma referencia crítico progressista, abordado por Paulo Freire no seu livro Pedagogia da Autonomia e traz uma entrevista exclusiva com a Profª. Ana Maria (Ninha), Diretora da Escola Alice Teles de Menezes.

 Vamos falar também sobre as atribuições do Diretor e dicas para melhorar ainda mais o trabalho do Gestor Escolar.
Participe do nosso programa...o seu relato é fundamental para que façamos uma educação de mais qualidade em nosso município...escreva o que deu certo em sua Escola, em seu Bairro, em sua Cidade...conte sua história e faça sua história na educação...
E eu começo com Paulo Freire...

"Sou professora a favor da decência contra o despudor, a favor da liberdade contra o autoritarismo, da autoridade contra a licenciosidade, da democracia contra a ditadura de direita ou de esquerda”.

“Sou professora a favor da luta constante contra qualquer forma de discriminação, contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais”

“Sou professora contra a ordem capitalista vigente que inventou esta aberração: a miséria na fartura”.

“Sou professora a favor da esperança que me anima apesar de tudo”.

“Sou professora contra o desengano que me consome e imobiliza”.

“Sou professora a favor da boniteza de minha própria prática, boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por este saber, se não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo, descuidado, corre o risco de se amofinar e de já não ser testemunho que deve ser de lutador pertinaz, que cansa, mas não desiste”.

Por ser exemplo de não desistir, de continuar lutando por uma educação de qualidade, por ter experiências que deram e estão dando certo na educação do nosso município  é que, o nosso programa Espaço Aberto para a Educação, traz para vocês ouvintes uma entrevista exclusiva com a profª Ana Maria Santos Silva.
Boa tarde Profª Ana, Diretora da Escola Alice Teles de Menezes., é um prazer muito grande tê-la aqui em nosso programa Espaço Aberto para a Educação..
Entrevista:

Portanto, Profª Ana Maria, pode fazer suas colocações finais e obrigada pela sua entrevista.
Atenção Diretores e Coordenadores Pedagógicos
Sua equipe de Professores está desanimada?
Siga estas dicas:
Como obter mais desempenho e melhorar a imagem dos professores de sua escola

Júlio Clebsch
Sua equipe de professores pode ter perfil de atleta de alto desempenho, ao seguir estas estratégias:
1. Ajude-os a montar uma imagem positiva de si mesmos
Seus professores somente serão tão bons quanto eles acreditam ser. E é muito fácil se desestimular. Faça com que eles se concentrem nas realizações positivas, nas vitórias de cada dia. Um aluno que melhorou sensivelmente seu aprendizado, um projeto que deu certo. Que tal fazer uma reunião mensal num local descontraído (pode ser uma pizzaria), onde sua equipe possa relembrar tudo o que aconteceu de positivo no mês e quanto à escola evoluiu.
2. O pensamento é o fundamento
Ensine ao seu pessoal a mágica das frases e afirmações positivas, bem como dos ensaios mentais. Começar o dia pensando “Que bom, vou dar aula para tal turma” é muito melhor do que levantar da cama dizendo “Droga, lá vou eu enfrentar a sala do Paulinho do fundão”. Mude a maneira como você vê as coisas, enfoque o lado positivo que seu humor melhorará e, logo em seguida, os fatos começarão a mudar. Veja o mundo cheio de oportunidades, não de restrições; prosperidade, não pobreza.
3. Estabeleça objetivos estimulantes e positivos
Esses objetivos não devem ser apenas profissionais, que você e sua equipe estipulam para o final do ano. Devem também ser pessoal. Onde cada professor quer estar daqui a cinco anos? Faça com que eles planejem e sonhem.
4. Estimule o contínuo aprendizado
Cada professor deve aprender tudo o que puder sobre a profissão, habilidades, princípios, alunos, técnicas de ensino, outras escolas e como tudo isso se integra numa coisa só. Mais conhecimentos leva a mais descoberta. Novas descobertas levam à sabedoria.
5. Mantenha os olhos abertos
Um professor só pode se melhorar e manter o pensamento positivo se prestar atenção constantemente a certos fatores (e isso vale para todos na escola, começando pelo diretor). Mantenha os olhos e ouvidos abertos e veja o que está certo e o que falta melhorar em relação a:
  • Você mesmo
  • Seus alunos
  • Seus objetivos
  • Seu tempo
  • Sua escola, e o que os alunos e pais pensam dela
  • Suas habilidades e atitudes
6. Reconheça e mostre sua equipe
Uma das coisas que mais tem resultados na performance de uma pessoa no trabalho é saber que a direção se importa com ela e reconhece o bom trabalho desenvolvido. Por isso, esteja sempre com a porta aberta para ouvir professores e outros funcionários da escola. Todos têm algo a dizer que é importante para a pequena sociedade que está sendo construída ali (toda instituição de ensino, toda empresa, é uma pequena sociedade, com regras escritas e não escritas. Alguns vão mais longe, descrevendo escolas como seres vivos).
Esteja a par de tudo o que está sendo feito e mostre orgulho pelas iniciativas apresentadas. Se for fazer alguma peça publicitária, pense em colocar seus professores, ou citá-los com destaque. Eles são a sua escola. E quanto mais reconhecidos, mais incentivados se sentirão para ousar e buscar meios de ministrar aulas melhores.
7. Sonhe alto
Se quiser ter grandes resultados, você e seus docentes têm de pensar grande. Você precisa “acreditar” grande, agir grande e, talvez, mais importante do que tudo, trabalhar – trabalhar muito para adquirir novas habilidades e desenvolver as que você já tem. Sua escola só será tão grande quanto o sonho de seus professores. Então estimule-os a ter uma visão de futuro, algo bom que será construído ali, naquela instituição de ensino. Imaginem-se referência de ensino, um local onde os alunos são felizes. E trabalhem para realizar o sonho.
Isso nos leva a uma questão interessante. Você e sua equipe realmente querem trabalhar duro para tornarem-se os melhores na profissão? Quanto tempo, energia, esforço e cansaço você está disposto a ter e investir?
Não existem atalhos para o sucesso em sala de aula.
Esforce-se
Chame isso de tenacidade, energia, determinação ou visão; não importa. É necessário ter essa característica e fazer acontecer.
Mas atenção: existe uma diferença gigantesca entre atividades e resultados. Um professor pode passar dez horas por dia em salas de aula e lecionar de maneira burocrática, não despertando a paixão pelo saber nos alunos. Um diretor pode passar 12 horas por dia em seu escritório, mas se não fez nada além de assinar cheques e discutir com o pessoal que está pintando a fachada – bom, ele pode ter se esforçado bastante, pode ter trabalhado muito, mas sem resultados importantes para a instituição. Uma diferença fundamental, pois resultados transmitem sensação de sucesso, conquista e satisfação, enquanto que atividades sem resultados provocam frustração e desapontamento.

Trabalhe duro, com um planejamento inteligente e uma direção clara, e seus professores vão acabar jogando “maior e melhor” do que aparentam ser, servindo de exemplo para muitas outras pessoas na escola. Assim, cria-se um círculo virtuoso de realizações pessoais e melhoria de imagem para a escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário...