Formação e Atuação dos Pais na Escola


Programa nº 06 “Espaço Aberto para a Educação”
Margarida Jansen
Boa tarde, ouvintes da RB FM, obrigada pelo carinho e apoio, dedico este Programa Espaço Aberto para a Educação, a todos os Pais de alunos que buscam na escola uma educação de mais qualidade.Educamos pelo que somos e pelo o que fazemos”. 
E o Programa de hoje, busca refletir a formação e atuação dos pais, a partir do texto “O Nó do Afeto” de autor desconhecido, abordando a afetividade e a importância de ser presente na vida de um filho ou dos filhos, é mais fácil ensinar do que corrigir.

Vamos falar também sobre Dicas Para Educar E Conviver Melhor Com Seus Filhos

Participe do nosso programa...o seu relato é fundamental para que façamos uma educação de mais qualidade em nosso município...escreva o que deu certo em sua Escola, em seu Bairro, em sua Cidade...conte sua história e faça sua história na educação...
E eu começo assim ...
O nó do afeto
Autor desconhecido
Em uma reunião de Pais, numa Escola da Periferia, a Diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos. Pedia-Ihes, também, que se fizessem presentes o máximo de tempo possível.

Ela entendia que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhasse fora, deveriam achar um tempinho para se dedicar a entender as crianças.
Mas a diretora ficou muito surpresa quando um pai se levantou a explicou, com seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo durante a semana.
Quando ele saía para trabalhar, era muito cedo e o filho ainda estava dormindo. Quando ele voltava do serviço era muito tarde e o garoto não estava mais acordado.
Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família. Mas ele contou, também, que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho a que tentava se redimir indo beijá-lo todas as noites quando chegava em casa.
E, para que o filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria.
Isso acontecia, religiosamente, todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado. O nó era o meio de comunicação entre eles.
A diretora ficou emocionada com aquela história singela e emocionante.
E ficou surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola.
O fato nos faz refletir sobre as muitas maneiras de um pai ou uma mãe se fazerem presentes, de se comunicarem com o filho.
Aquele pai encontrou a sua maneira, simples, mas eficiente. E o mais Importante é que o filho percebia, através do nó afetivo, o que o pai estava lhe dizendo.
Por vezes, nos importamos tanto com a forma de dizer as coisas e esquecemos o principal, que é a comunicação através do sentimento. Simples gestos como um beijo a um nó na ponta do lençol, valiam, para aquele filho, muito mais que presentes ou desculpas vazias.
É válido que nos preocupemos com nossos filhos, mas é importante que eles saibam, que eles sintam isso. Para que haja a comunicação, é preciso que os filhos "ouçam" a linguagem do nosso coração, pois em matéria de afeto, os sentimentos sempre falam mais alto que as palavras.
É por essa razão que um beijo, revestido do mais puro afeto, cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, o ciúme do bebê que roubou o colo, o medo do escuro. A criança pode não entender o significado de muitas palavras, mas sabe registrar um gesto de amor. Mesmo que esse gesto seja apenas um nó. Um nó cheio de afeto e carinho.
E você... já deu algum nó no lençol de seu filho, hoje?

Afetividade entre Pais e Filhos

A afetividade entre pais e filhos é coisa que cresce ao longo do tempo, através do envolvimento que ambos vão tendo no cotidiano de suas vidas.
Com a vida moderna, a correria do nosso cotidiano, como o excesso de trabalho, faz com que as relações entre pais e filhos se estreitem cada vez mais. Mas isso não é problema quando há qualidade nos momentos em que estão juntos.
Algumas atitudes podem auxiliar na formação de um bom vínculo afetivo, nos mais simples e diversos fatos do dia-a-dia.
Todos os dias, ao chegar do trabalho, os pais devem buscar os filhos, tentando mostrar para eles que mesmo não estando presente o tempo todo, se preocupam com as coisas de suas vidas. É importante que conversem, trocando informações de como foi o dia de cada um, o que sentiram ao ficarem afastados, como transcorreram as coisas, etc.
Ouvir é uma atitude importante para quem quer demonstrar atenção, bem como conversar olhando nos olhos dos outros. É comum acharmos que conhecemos tudo dos filhos, das suas vidas, mas interrompê-los numa conversa é uma atitude que os deixa chateados. Por isso, nos dedicarmos a esses momentos é uma forma de comprovar atenção e carinho.

É importante acompanhar as tarefas escolares
Demonstrar interesse por suas atividades escolares também é uma forma de aproximação. Os pais devem manter esse tipo de diálogo todos os dias para que os filhos sintam-se amparados, seguros de que alguém se preocupa com eles.
Com as modernidades do mundo fica fácil participar da vida dos filhos, mesmo estando longe por alguns períodos. Uma ligação de surpresa, para saber se está tudo bem, os deixará muito feliz. Mensagens de celular também é uma maneira de manifestar preocupação e cuidado, porém, os excessos podem fazer com que os filhos sintam-se vigiados.
Valorizar as qualidades dos mesmos também ajuda muito nas relações afetivas. A criança ou jovem que recebe elogios tem sua auto-estima elevada, sentem-se mais capacitados e seguros para realizar suas atividades.

Família reunida no preparo da refeição
Compartilhar as atividades domésticas também é uma boa forma de manter os laços entre pais e filhos. Os pais poderão pedir que estes ajudem ou que fiquem por perto para irem conversando enquanto trabalham. Momentos na cozinha reforçam as relações entre todos os familiares. À mesa, poderão compartilhar ótimos momentos de prazer, com conversas muito agradáveis e produtivas.
O importante é que os pais consigam demonstrar o quanto amam os filhos, mesmo não estando perto deles por todo tempo e, nos finais de semana, aproveitar para compensar essa ausência (,) programando diversões em que possam ficar juntos.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Atenção Pais:

Siga essas Dicas Para Educar e Conviver Melhor Com Seus Filhos:

Pais que não sabem se estão educando certo seus filhos têm que lembrar de duas palavrinhas mágicas: carinho e limites. E aqui vão algumas dicas para melhorar a convivência com eles.

01. Os horários
Faça seu filho seguir os horários, ele precisa aprender que existe hora de brincar, assistir TV ou estudar.
- Estipule horários fixos para fazer lição de casa. Deixe-o chegar da escola, descansar e comer. Depois é hora da lição.
- Imponha que a lição seja feita antes da hora da brincadeira, assim você terá uma moeda de troca.
- Os horários de almoço, jantar e até aquele lanche da tarde devem ser seguidos.
- O horário de brincar e assistir TV também são importantes pra eles e devem ser respeitados, não os interrompa sem um bom motivo.
02. Chamar a atenção
Na hora de chamar a atenção, na hora de pedir algum favor ou repreender por alguma coisa, seja nos momentos tensos ou nos mais amenos, peça antes para ele olhar no teu olho! Não funciona ficar gritando ou falando alto. Faça um teste, antes de pedir algo, chame a atenção dele, diga filho vem aqui, eu quero que você faça tal coisa! Você vai ver que funciona muito bem!
03. A regra é clara
Seu filho precisa conhecer as regras para poder seguí-las. Antes de cobrar dele, faça com que ele entenda bem quais são as regras impostas.
A organização deve ser pregada sempre, desde roupas largadas pela casa até a forma de organizar seus livros e cadernos, mas também para isso funcionar deixe clara as regras! O que pode e o que não pode deve estar sempre descrito a vista ou relembrado.
04. Política de troca
Se você comprou uma casa foi porque fez por merecer. O mesmo conceito deve ser colocado ao seu filho desde muito cedo.
Ele deve conquistar as coisas que ele quer. Incentive, porém com muita cautela, a política de troca.
Sim, ele pode assistir TV, desde que termine a lição.
Sim, ele pode brincar lá fora, desde que o quarto esteja arrumado.
05. Castigo ou privação
Não importa como você chama, mas seu filho precisa conhecer o conceito de que Toda AÇÃO tem uma REAÇÃO!
Se ele aprontar, ele precisa perder algo, ser punido, ficar sem alguma regalia. Só não confunda castigo com tapas ou berros!
Uma boa idéia é ter moedas de troca! Se ele quiser assistir um filme tarde na TV ele terá de arrumar a sala ou seu quarto por exemplo. No dia a dia, antes de brincar ele deve fazer a lição e só depois ganhar a hora de brincar. Se ele quiser um brinquedo novo deverá fazer algo em troca, um texto, uma boa ação ou uma tarefa em casa.
06. Incentive o senso empresarial
Seu filho poderá ser um empresário, um bom profissional ou atleta vencedor se você começar desde cedo mostrar a ele que é buscando que se conquista. E não apenas pedindo!
Incentive-o a economizar sua mesada, conquistar pequenos valores com seu trabalho. Vender seus desenhos para a família não deixa interessante, que tal incentivá-lo a fazer poemas se ele gosta e vender a família!
07. Desafios
Sempre que puder imponha ou deixe que seus filhos enfrentem seus próprios desafios. É caindo que se aprende como se levantar.
Deixe que seu filho busque o brinquedo que quer num canto da sala, ao invés de levar a ele. Deixe que seu filho vista suas roupas quando já puder. Deixe que seu filho resolva uma pequena discussão no futebol. Leve-o para caminhadas em trilhas leves quando for maior, ensine-o a nadar, deixe-o levantar-se sozinho daquele tombo de bicicleta. Nem preciso dissertar muito sobre os benefícios desse item, com certeza o futuro mostrará a diferença de uma criança bem preparada para os desafios do mundo e outra exageradamente amparada pelos pais.
08. Elogios
Não dá pra mensurar o valor de um elogio bem aplicado. Auto confiança, prazer em ser útil, alegria são apenas alguns dos benefícios.
Dê chamadas, broncas e repreensões sim, mas NUNCA esqueça de recompensar os bons atos com elogios muito bem dados!
09. Responsabilidade
Faça seu filho tornar-se responsável por uma tarefa. Dê a ele a tarefa de regar uma planta uma vez por dia, de colocar água para o cachorro, de ver se as toalhas do banheiro precisam ser trocadas.
Comece por apenas uma tarefa e mantenha por um bom tempo. Cobre e recompense verbalmente pela tarefa. A idéia é aos poucos fazer a criança se sentir responsável e IMPORTANTE!
10. Seu papel
Pense e entenda a grande importância do seu papel na formação de seu filho! Tudo que ele será um dia depende da maneira como você conduzir seus passos. A alegria de viver dele depende de você, a felicidade, a inteligência, sabedoria, as lições que trazer vindas de você são fundamentais para a formação de seu caráter e até de sua vida social.
Sabendo dessa importância, não fique parado! Busque se informar, encontre métodos, aprimore o tratamento, aprenda novas maneiras de lhe dar com seus filhos! Faça sua parte para que seu filho se torne uma pessoa bem sucedida e feliz!
11. Conheça seu filho!
Ninguém impõe regras, ninguém ganha respeito ou admiração sem ter um contato próximo.
Se você quer que seu filho te ouça, aproxime-se dele. Para isso talvez seja preciso você se modernizar.
Se você tem um bebê de 1 ano você está a par das melhores papinhas, das mais belas canções de ninar, certo? Então se você tem um pré-adolescente de 10 anos porque está por fora do que ele gosta?
Saiba se atualizar. Não tenha medo do novo. Não abomine seus gostos musicais. Entenda suas curiosidades e sonhos, por mais bobos que possam lhe parecer, é o mundo dele!
12. Estude e entenda os conceitos da DISCIPLINA.
Faça com que seu filho se acostume com essa palavra e coloque em prática em tudo que puder.
Busque informar-se das últimas técnicas, dos estudos pedagógicos e do que tem sido usada na escola, para disciplinar uma criança. As informações estão a todo lado, em programas educativos de TV, em revistas especializadas, em sites ou matérias de várias fontes. Não fique parado, procure se informar!
Você pode estar usando conceitos dos seus avós para criar seus filhos nos dias de hoje! Não é que isso seja ruim, é como estar andando de fusca 65 em pleno século 21 e achar que isso basta!
A dica geral é que não há problemas educacionais que não possam ser resolvidos com mais educação. Todas as informações estão por ai descritas em programas de tv, livros e sites. Basta que queiramos buscar aprender. É importante entender que se algo não está

COISAS  QUE  APRENDI COM VOCÊ  
Essa é uma mensagem que todos os pais deveriam ouvir,  porque seus filhos estão olhando você e memorizando o que você faz, não o que você diz.
"Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você pegar o primeiro desenho que fiz e prendê-lo na geladeira, e, imediatamente, eu tive vontade de fazer outro para você. 
Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você dando comida a um gato de rua, e eu aprendi que é legal tratar bem os animais.  
Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você fazer meu bolo favorito para mim e eu aprendi que as coisas pequenas podem ser as mais especiais na nossa vida.  
Quando você pensava que eu não estava olhando, ouvi você fazendo uma oração, e eu aprendi que existe um Deus com quem eu posso sempre falar e em Quem eu posso sempre confiar.
Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você fazendo comida e levando para uma amiga que estava doente, e eu aprendi que todos nós temos que ajudar e tomar conta uns dos outros.

Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você dando seu tempo e seu dinheiro para ajudar as pessoas mais necessitadas e eu aprendi que aqueles que têm alguma coisa devem ajudar quem nada tem.
Quando você pensava que eu não estava olhando, eu senti você me dando um beijo de boa noite e me senti amado e seguro. 
Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você tomando conta da nossa casa e de todos nós, e eu aprendi que nós temos que cuidar com carinho daquilo que temos e das pessoas que gostamos. 
Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi como você cumpria com todas as suas responsabilidades, mesmo quando não estava se sentindo bem, e eu aprendi que tinha que ser responsável quando eu crescesse.
Quando você pensava que eu não estava olhando eu vi lágrimas nos seus olhos, e eu aprendi que, às vezes, acontecem coisas que nos machucam, mas que não tem nenhum problema a gente chorar. 
Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi que você estava preocupada e eu quis fazer o melhor de mim para ser o que quisesse.
Quando você pensava que eu não estava olhando foi quando eu aprendi a maior parte das lições de vida que eu precisava para ser uma pessoa boa e produtiva quando eu crescesse. 
Quando você pensava que eu não estava olhando, eu olhava para você e queria te dizer: Obrigado por todas as coisas que eu vi e aprendi quando você pensava que eu não estava olhando!"  
(Desconheço o autor)

Gravado na Rádio Ruy Barbosa FM


 “Espaço Aberto para a Educação”
Margarida Jansen
Boa tarde ouvintes da RB FM, obrigada pelo carinho e apoio, dedico este Programa Espaço Aberto para a Educação, a todos os Diretores das Escolas Municipais, Estaduais e Particulares.

E o Programa de hoje, busca refletir a formação e atuação docente, a partir de uma referencia crítico progressista, abordado por Paulo Freire no seu livro Pedagogia da Autonomia e traz uma entrevista exclusiva com a Profª. Ana Maria (Ninha), Diretora da Escola Alice Teles de Menezes.

 Vamos falar também sobre as atribuições do Diretor e dicas para melhorar ainda mais o trabalho do Gestor Escolar.
Participe do nosso programa...o seu relato é fundamental para que façamos uma educação de mais qualidade em nosso município...escreva o que deu certo em sua Escola, em seu Bairro, em sua Cidade...conte sua história e faça sua história na educação...
E eu começo com Paulo Freire...

"Sou professora a favor da decência contra o despudor, a favor da liberdade contra o autoritarismo, da autoridade contra a licenciosidade, da democracia contra a ditadura de direita ou de esquerda”.

“Sou professora a favor da luta constante contra qualquer forma de discriminação, contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais”

“Sou professora contra a ordem capitalista vigente que inventou esta aberração: a miséria na fartura”.

“Sou professora a favor da esperança que me anima apesar de tudo”.

“Sou professora contra o desengano que me consome e imobiliza”.

“Sou professora a favor da boniteza de minha própria prática, boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por este saber, se não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo, descuidado, corre o risco de se amofinar e de já não ser testemunho que deve ser de lutador pertinaz, que cansa, mas não desiste”.

Por ser exemplo de não desistir, de continuar lutando por uma educação de qualidade, por ter experiências que deram e estão dando certo na educação do nosso município  é que, o nosso programa Espaço Aberto para a Educação, traz para vocês ouvintes uma entrevista exclusiva com a profª Ana Maria Santos Silva.
Boa tarde Profª Ana, Diretora da Escola Alice Teles de Menezes., é um prazer muito grande tê-la aqui em nosso programa Espaço Aberto para a Educação..
Entrevista:

Portanto, Profª Ana Maria, pode fazer suas colocações finais e obrigada pela sua entrevista.
Atenção Diretores e Coordenadores Pedagógicos
Sua equipe de Professores está desanimada?
Siga estas dicas:
Como obter mais desempenho e melhorar a imagem dos professores de sua escola

Júlio Clebsch
Sua equipe de professores pode ter perfil de atleta de alto desempenho, ao seguir estas estratégias:
1. Ajude-os a montar uma imagem positiva de si mesmos
Seus professores somente serão tão bons quanto eles acreditam ser. E é muito fácil se desestimular. Faça com que eles se concentrem nas realizações positivas, nas vitórias de cada dia. Um aluno que melhorou sensivelmente seu aprendizado, um projeto que deu certo. Que tal fazer uma reunião mensal num local descontraído (pode ser uma pizzaria), onde sua equipe possa relembrar tudo o que aconteceu de positivo no mês e quanto à escola evoluiu.
2. O pensamento é o fundamento
Ensine ao seu pessoal a mágica das frases e afirmações positivas, bem como dos ensaios mentais. Começar o dia pensando “Que bom, vou dar aula para tal turma” é muito melhor do que levantar da cama dizendo “Droga, lá vou eu enfrentar a sala do Paulinho do fundão”. Mude a maneira como você vê as coisas, enfoque o lado positivo que seu humor melhorará e, logo em seguida, os fatos começarão a mudar. Veja o mundo cheio de oportunidades, não de restrições; prosperidade, não pobreza.
3. Estabeleça objetivos estimulantes e positivos
Esses objetivos não devem ser apenas profissionais, que você e sua equipe estipulam para o final do ano. Devem também ser pessoal. Onde cada professor quer estar daqui a cinco anos? Faça com que eles planejem e sonhem.
4. Estimule o contínuo aprendizado
Cada professor deve aprender tudo o que puder sobre a profissão, habilidades, princípios, alunos, técnicas de ensino, outras escolas e como tudo isso se integra numa coisa só. Mais conhecimentos leva a mais descoberta. Novas descobertas levam à sabedoria.
5. Mantenha os olhos abertos
Um professor só pode se melhorar e manter o pensamento positivo se prestar atenção constantemente a certos fatores (e isso vale para todos na escola, começando pelo diretor). Mantenha os olhos e ouvidos abertos e veja o que está certo e o que falta melhorar em relação a:
  • Você mesmo
  • Seus alunos
  • Seus objetivos
  • Seu tempo
  • Sua escola, e o que os alunos e pais pensam dela
  • Suas habilidades e atitudes
6. Reconheça e mostre sua equipe
Uma das coisas que mais tem resultados na performance de uma pessoa no trabalho é saber que a direção se importa com ela e reconhece o bom trabalho desenvolvido. Por isso, esteja sempre com a porta aberta para ouvir professores e outros funcionários da escola. Todos têm algo a dizer que é importante para a pequena sociedade que está sendo construída ali (toda instituição de ensino, toda empresa, é uma pequena sociedade, com regras escritas e não escritas. Alguns vão mais longe, descrevendo escolas como seres vivos).
Esteja a par de tudo o que está sendo feito e mostre orgulho pelas iniciativas apresentadas. Se for fazer alguma peça publicitária, pense em colocar seus professores, ou citá-los com destaque. Eles são a sua escola. E quanto mais reconhecidos, mais incentivados se sentirão para ousar e buscar meios de ministrar aulas melhores.
7. Sonhe alto
Se quiser ter grandes resultados, você e seus docentes têm de pensar grande. Você precisa “acreditar” grande, agir grande e, talvez, mais importante do que tudo, trabalhar – trabalhar muito para adquirir novas habilidades e desenvolver as que você já tem. Sua escola só será tão grande quanto o sonho de seus professores. Então estimule-os a ter uma visão de futuro, algo bom que será construído ali, naquela instituição de ensino. Imaginem-se referência de ensino, um local onde os alunos são felizes. E trabalhem para realizar o sonho.
Isso nos leva a uma questão interessante. Você e sua equipe realmente querem trabalhar duro para tornarem-se os melhores na profissão? Quanto tempo, energia, esforço e cansaço você está disposto a ter e investir?
Não existem atalhos para o sucesso em sala de aula.
Esforce-se
Chame isso de tenacidade, energia, determinação ou visão; não importa. É necessário ter essa característica e fazer acontecer.
Mas atenção: existe uma diferença gigantesca entre atividades e resultados. Um professor pode passar dez horas por dia em salas de aula e lecionar de maneira burocrática, não despertando a paixão pelo saber nos alunos. Um diretor pode passar 12 horas por dia em seu escritório, mas se não fez nada além de assinar cheques e discutir com o pessoal que está pintando a fachada – bom, ele pode ter se esforçado bastante, pode ter trabalhado muito, mas sem resultados importantes para a instituição. Uma diferença fundamental, pois resultados transmitem sensação de sucesso, conquista e satisfação, enquanto que atividades sem resultados provocam frustração e desapontamento.

Trabalhe duro, com um planejamento inteligente e uma direção clara, e seus professores vão acabar jogando “maior e melhor” do que aparentam ser, servindo de exemplo para muitas outras pessoas na escola. Assim, cria-se um círculo virtuoso de realizações pessoais e melhoria de imagem para a escola.

Dicas de Coordenação Pedagógica


O Papel E Atribuições Do Coordenador Pedagógico Dentro Da Escola

Dentro das inúmeras mudanças que ocorrem na sociedade atual, de ordem econômica, política,social, ideológica, a escola, como instituição de ensino e de práticas pedagógicas, enfrenta muitos desafios que comprometem a sua ação frente às exigências que surgem. Assim, os profissionais, que nela trabalham, precisam estar conscientes de que os alunos devem ter uma formação cada vez mais ampla, promovendo o desenvolvimento das capacidades desses sujeitos.
Para tanto, torna-se necessária à presença de um coordenador pedagógico, consciente do seu papel, da importância de sua formação continuada e da equipe docente, além de manter a parceria entre pais, alunos, professores e direção.
Cabe ao coordenador Segundo Clementi, "acompanhar o projeto pedagógico, formar professores, partilhar suas  ações e também é importante que compreenda as reais relações dessa posição."
Partindo desse pressuposto, podem-se identificar as funções formadora, articuladora e transformadora do papel desse profissional no ambiente escolar.
Considerando a função formadora, o coordenador precisa programar as ações que viabilizem a formação do grupo para qualificação continuada desses sujeitos. Conseqüentemente, conduzindo mudanças dentro da sala de aula e na dinâmica da escola, produzindo impacto bastante produtivo e atingindo as necessidades presentes.
Assim, muitos formadores encontram na reflexão da ação, momentos riquíssimos para a formação. Isso acontece à medida que professores e coordenadores agem conjuntamente observando, discutindo e planejando, vencendo as dificuldades, expectativas e necessidades, requerendo momentos individuais e coletivos entre os membros do grupo, atingindo aos objetivos desejados.
As relações interpessoais permeiam a prática do coordenador que precisa articular as instâncias escola e família sabendo ouvir, olhar e falar a todos que buscam a sua atenção.
Na formação docente, "é muito importante prestar atenção no outro, em seus saberes, dificuldades", sabendo reconhecer e conhecer essas necessidades propiciando subsídios necessários à atuação. Assim, a relação entre professor e coordenador, à medida que se estreita e ambos crescem em sentido prático e teórico, concebe a confiança, o respeito entre a equipe e favorece a constituição como pessoas.
Na parceria escola X família, esse profissional é requerido para estreitar esses laços e mantê-los em prol da formação efetiva dos educandos à medida que cada instância assuma seu papel social diante desse ato indispensável e intransponível.
É neste processo que os homens produzem conhecimentos, sejam os mais singelos, sejam os mais sofisticados, sejam aqueles que resolvem um problema cotidiano, sejam os que criam teorias explicativas."
Assim, é  papel do coordenador favorecer a construção de um ambiente democrático e participativo, onde se incentive a produção do conhecimento por parte da comunidade escolar, promovendo mudanças atitudinais, procedimentais e conceituais nos indivíduos.
Apesar das inúmeras responsabilidades desse profissional já descritas e analisadas aqui, o coordenador pedagógico enfrenta outros conflitos no espaço escolar, tais como tarefas de ordem burocrática, disciplinar, organizacional.
Assumir esse cargo é sinônimo de enfrentamentos e atendimentos diários a pais, funcionários, professores, além da responsabilidade de incentivo a promoção do projeto pedagógico, necessidade de manter a própria formação, independente da instituição e de cursos específicos, correndo o perigo de cair no desânimo e comodismo... e fatores de ordem pessoal que podem interferir em sua prática.
Muitas vezes, a escola e o coordenador se questionam quanto à necessidade desse profissional e chegam à conclusão que esse educador pode promover significativas mudanças, pois trabalha com formação e informação dos docentes, em especial. O espaço escolar é dinâmico e a reflexão é fundamental para a superação de obstáculos, socialização de experiências e fortalecimento das relações interpessoais.
O coordenador pedagógico é peça fundamental no espaço escolar, pois busca integrar os envolvidos no processo ensino-aprendizagem mantendo as relações interpessoais de maneira saudável, valorizando a formação do professor e a sua, desenvolvendo habilidades para lidar com as diferenças com o objetivo de ajudar efetivamente na construção de uma educação de qualidade.

Você que é Coordenador siga essas dicas:
1.    Ajude a elaborar e aplicar o projeto da escola;
2.     orientação em questões pedagógicas e, principalmente, atue na formação contínua dos professores da sua escola;
3.    Estude e use as teorias para fundamentar o fazer e o pensar dos docentes;
4.    Antecipe seus conhecimentos para o grupo, para isso é necessário ler muito, não só sobre conteúdos específicos, mas também livros de literatura, jornais e revistas. Um bom coordenador é também um apreciador das diferentes manifestações culturais;
5.    Duas vezes por mês, durante o horário escolar, reúna seu grupo para um atendimento coletivo. Além disso, marque encontros individuais a cada 15 dias. E uma vez por mês, participe de um grupo de estudos, para trocar experiências, planejar e tomar decisões;
6.    Faça atendimento aos pais e ajude a resolver problemas de disciplina dos estudantes, elaborando Projetos de Intervenção com toda a equipe de trabalho da sua Escola;
7.    Você só vai desempenhar bem seu ofício se for um líder e tiver apoio da direção em suas ações e reivindicações, como infra-estrutura de trabalho e tempo de estudo para todos os professores da escola.