COLÉGIO ESTADUAL PROF. MAGALHÃES NETO
FILOSOFIA ENSINO MÉDIO- Margarida Jansen
PLANO DE CURSO
EMENTA:
A Filosofia no ensino médio prevê uma introdução ao universo de tal disciplina, seguida, pelo estudo de temas relacionados as três áreas importantes desta: Teoria do Conhecimento, Ética e Estética.
OBJETIVOS:
· Distinguir os campos específicos para a Ética e a Política, percorrendo os pensamentos de Platão Aristóteles e Maquivel.
· Aproximar os alunos da Filosofia apresentando uma proposta de divisão histórica dos períodos filosóficos.
· Entender a superação do Mito com base na Filosofia.
· Compreender a origem do pensamento filosófico grego destacando Tales de Mileto.
· Localizar a Grécia neste contexto de mudança, ressaltando condições históricas e geográficas.
· Conhecer o pensamento de Sócrates Platão e Aristóteles, que compõe o importante legado ocidental dos mais produtivos períodos da Filosofia Grega: O antropológico e Sistemático.
· Perceber as questões que envolvem a Ética no se cotidiano.
· Refletir a polemica da estética na visão grega e na atualidade.
· Analisar as teorias contratualista, ao modelo político marxista, passando pelo idealismo e pela dialética. Hangelianos no Hobbes, Lucke, Montesquieu, Rousseau, Hagel, Max e Engels, alem de citar as revoluções burguesas e socialistas que modificaram o cenário político mundial e guardaram profunda relação com a teoria destes pensadores.
· Discutir os conceitos de Ideologia e Cidadania.
· Reconhecer os antecedentes da meta física na idade média, moderna e atualidade.
· Identificar a lógica na antiguidade, na idade média e na atualidade.
· Teorizar sujeito e a realidade.
· Desconstruir o sujeito e a realidade.
METODOLOGIA:
· Aulas expositivas (tema da Aula)
· Leitura: indicação de algumas leituras para ampliação da abordagem dos temas.
· Pesquisas: para reflexão e debates sobre fatos históricos e correntes de pensamento.
· Vocabulário: significado de conceitos chaves.
· Painéis em equipes: apresentação de painéis a partir das pesquisas vinculadas a avaliação.
· Seminários
· Outros...
AVALIAÇÃO:
Debates
Pesquisas
Produção de Textos
Charges
Painéis
Dramatizações
Interpretação de filmes
Interpretação de textos em equipes ou individuais
Provas e testes
PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS
I UNIDADE
Bem vindo a Filosofia
Grécia Antiga
Pensamento Mítico
O que é um Mito
Berço da Filosofia
Origem e desenvolvimento do raciocínio Filosófico
Tales: primeiro filósofo
Sócrates, Platão e Aristóteles.
Um questionador incômodo (Sócrates)
Discípulo ou Pensador? (Platão)
Mito da Caverna
Um grande Pesquisador? (Aristóteles)
Divergências filosóficas.
I I UNIDADE
Percepção e Conhecimento
Os sentidos e a percepção
Senso comum X conhecimento cientifico
Epistemologia
Teorias Filosóficas
Ceticismo uma revolução filosófica
Fenomenologia um olhar mais recente
Filosofia da ciência
Afinal o que é ciência?
O alcance da ciência
III UNIDADE
O que devo fazer?
Por que agir corretamente
Uma questão de ética
Dentro ou fora da lei?
Moral ou ética
Ética antiga e medieval
A busca da virtude
A medida da felicidade
Filosofias de vida
Nascimento da ética cristã
Felicidade x Dever
Ética Moderna e Contemporânea
Entre paixões deveres e valores
Senhor x escravo
Projeto de si mesmo
Ética e Vida
IV UNIDADE
Domínios da sensibilidade
Elementos de percepção
Em busca do belo
Imagens do belo
Ramos da estética
Polemica estética na Grécia antiga
Polemica moral na modernidade
Polemica vital contemporânea
Mistérios da Arte
Arte ou Indústria?
Arte e Movimento?
Obras ou produto?
FILOSOFIA ENSINO MÉDIO- Margarida Jansen
PLANO DE CURSO
EMENTA:
A Filosofia no ensino médio prevê uma introdução ao universo de tal disciplina, seguida, pelo estudo de temas relacionados as três áreas importantes desta: Teoria do Conhecimento, Ética e Estética.
OBJETIVOS:
· Distinguir os campos específicos para a Ética e a Política, percorrendo os pensamentos de Platão Aristóteles e Maquivel.
· Aproximar os alunos da Filosofia apresentando uma proposta de divisão histórica dos períodos filosóficos.
· Entender a superação do Mito com base na Filosofia.
· Compreender a origem do pensamento filosófico grego destacando Tales de Mileto.
· Localizar a Grécia neste contexto de mudança, ressaltando condições históricas e geográficas.
· Conhecer o pensamento de Sócrates Platão e Aristóteles, que compõe o importante legado ocidental dos mais produtivos períodos da Filosofia Grega: O antropológico e Sistemático.
· Perceber as questões que envolvem a Ética no se cotidiano.
· Refletir a polemica da estética na visão grega e na atualidade.
· Analisar as teorias contratualista, ao modelo político marxista, passando pelo idealismo e pela dialética. Hangelianos no Hobbes, Lucke, Montesquieu, Rousseau, Hagel, Max e Engels, alem de citar as revoluções burguesas e socialistas que modificaram o cenário político mundial e guardaram profunda relação com a teoria destes pensadores.
· Discutir os conceitos de Ideologia e Cidadania.
· Reconhecer os antecedentes da meta física na idade média, moderna e atualidade.
· Identificar a lógica na antiguidade, na idade média e na atualidade.
· Teorizar sujeito e a realidade.
· Desconstruir o sujeito e a realidade.
METODOLOGIA:
· Aulas expositivas (tema da Aula)
· Leitura: indicação de algumas leituras para ampliação da abordagem dos temas.
· Pesquisas: para reflexão e debates sobre fatos históricos e correntes de pensamento.
· Vocabulário: significado de conceitos chaves.
· Painéis em equipes: apresentação de painéis a partir das pesquisas vinculadas a avaliação.
· Seminários
· Outros...
AVALIAÇÃO:
Debates
Pesquisas
Produção de Textos
Charges
Painéis
Dramatizações
Interpretação de filmes
Interpretação de textos em equipes ou individuais
Provas e testes
PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS
I UNIDADE
Bem vindo a Filosofia
Grécia Antiga
Pensamento Mítico
O que é um Mito
Berço da Filosofia
Origem e desenvolvimento do raciocínio Filosófico
Tales: primeiro filósofo
Sócrates, Platão e Aristóteles.
Um questionador incômodo (Sócrates)
Discípulo ou Pensador? (Platão)
Mito da Caverna
Um grande Pesquisador? (Aristóteles)
Divergências filosóficas.
I I UNIDADE
Percepção e Conhecimento
Os sentidos e a percepção
Senso comum X conhecimento cientifico
Epistemologia
Teorias Filosóficas
Ceticismo uma revolução filosófica
Fenomenologia um olhar mais recente
Filosofia da ciência
Afinal o que é ciência?
O alcance da ciência
III UNIDADE
O que devo fazer?
Por que agir corretamente
Uma questão de ética
Dentro ou fora da lei?
Moral ou ética
Ética antiga e medieval
A busca da virtude
A medida da felicidade
Filosofias de vida
Nascimento da ética cristã
Felicidade x Dever
Ética Moderna e Contemporânea
Entre paixões deveres e valores
Senhor x escravo
Projeto de si mesmo
Ética e Vida
IV UNIDADE
Domínios da sensibilidade
Elementos de percepção
Em busca do belo
Imagens do belo
Ramos da estética
Polemica estética na Grécia antiga
Polemica moral na modernidade
Polemica vital contemporânea
Mistérios da Arte
Arte ou Indústria?
Arte e Movimento?
Obras ou produto?
Que massa seu blog...
ResponderExcluirParabéns Prof...
Gostei muito.Está de parabéns!
ResponderExcluirAdorei o seu plano de curso. É simples e objetivo. Parabéns
ResponderExcluirgostei simples, e bem objetivo.
ResponderExcluirLegal,muito objetivo seu plano.Parabéns!!!
ResponderExcluirGostei, seu plano é simples e objetivo, me ajudou com o meu
ResponderExcluirSeu plano me deu uma luz,para a construção do meu!!!
ResponderExcluirComo eu queria um curso desses próximo de onde eu moro!
ResponderExcluiradorei seu plano e pra que m não e do ramo e tem que ensina r ajudou bastante okkkkk
ResponderExcluirÉ isso carissima professora, sou professor de filosofia e vou tentar equiparar o meu plano ao seu, quem sabe assim eu consiga melhores resultados para o meu trabalho.....
ResponderExcluirfora de mão....plano não se faz no formato centralizado...e alias, cade as referencias bibliográficas? como vou saber se o que dizen é verdade se não me provaram que o autor disse??
ResponderExcluir^^
ResponderExcluirGostei do blog. Estou pesquisando sobre pedagogia filosofica. sou professor de filosofia para o ensino médio. É muito dificil lecionar no ensino médio, enquanto que para o publico universitário seja mais prazeroso. Os alunos do ensino medio tem a filosofia como a disciplina mais chata do curriculo. Em minha escola tem 3 professores de filosofia e eu ainda sou um pouco diferente, sou mais atual, trabalho com arte, politica, conhecimento, etica e falo muito sobre ética ambiental, tenho chamado atenção dos alunos com tais temas, não sou considerado como professor chato, mas tenho que ressalvar é muito dificil lecionar filosofia para adolescente.
ResponderExcluirMuito bom o seu plano de aula !
ResponderExcluirAmei seu blog. Já morei em salvador, ho/hoje em Macau/RN, viste joaquimmmc.blogspot.com e conheça meu trabalho.
ResponderExcluirMUITO BOM ESSE PLANO ADOREI.
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